Saiba sobre o setor Externo

A estrutura e os resultados do balanço internacional de pagamentos são elementos que reportam a conceitos de soberania.

Superávits, déficits ou estados de equilíbrio dependem de fatores como geografia e história, padrões de riqueza e de preferências políticas, evolução e estágio de tecnologia. Mas dependem também de como é  administrada a taxa de câmbio e outros meios de regulação de fluxos externos líquidos. Ocorre, porém, que esses meios refletem um grande jogo de interesses, internos e externos. E não há um único padrão que seja capaz de conciliar os interesses de vários grupos em todos os países a um só tempo.

BALANÇOS INTERNACIONAIS DE PAGAMENTOS

São as transações econômicas de um determinado país com o exterior essas transações são totalizadas de um levantamento de critérios contábeis, reais e financeiras, que se realizaram durante determinado período de tempo. As classificações destas contas bem como sua metodologia seguem padrões ditados pelo Fundo Monetário Internacional. Para o levantamento do balanço de pagamento essa padronização segue quatro categorias:

1)      Os fluxos comerciais de mercadorias e os de prestação de serviços;
2)      Os movimentos puramente financeiros, resultante de empréstimos;
3)      As transferências unilaterais;
4)      As alterações nos estoques de ativos e passivos internacionais do país.

O registro das transações econômicas  internacionais e seus resultados acumulados fundamentam –se nos conceitos de agentes econômicos residentes e os não residentes domiciliados ou estabelecidos em outros países.

Veja também outros cursos que possa lhe interessar:

Reengenharia
Projetos de Administração
Organização de Empresas
Novo Modelo de Gestão para a Administração
Livro digital sobre logística

Este foi somente um resumo do conteúdos desta apostilas grátis que esta disponível para que você veja mais informações, para isso é só fazer o download para o seu computador clicando na imagem abaixo.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: