Reengenharia

Ainda há na sociedade portuguesa, nomeadamente nas pequenas e médias empresas, principalmente aquelas que estão fora dos grandes centros urbanos, alguma resistência na adaptação a novos e mais eficazes métodos de trabalho.  A Reengenharia é uma palavra atractiva, mas ainda envolta num certo mistério, não porque encerra algum mecanismo obscuro, mas porque não está suficientemente disseminado o seu significado.

De acordo com a definição original de Hammer e Champy, a reengenharia é a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar, de forma dramática, a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como custos, qualidade, serviço e velocidade.

Após uma ação de reengenharia, tem-se, tipicamente:

  • uma simplificação dos processos existentes
  • várias funções profissionais distintas podem ser combinadas numa só
  • desenvolvimento do trabalho onde faz mais sentido poder de decisão por parte dos trabalhadores

A Reengenharia está focada nos processos de grande amplitude, dentro de uma empresa, principalmente nos que atravessam várias áreas funcionais.

Como tal, uma ação de Reengenharia não pode ser iniciada, ou suportada, na base ou na hierarquia intermédia de uma empresa. Tem de ser implementada no seu topo e é aí que tem de ser suportada com convicção.

Além da reengenharia estes cursos possa lhe interessar:

Projetos de Administração
Organização de Empresas
Novo Modelo de Gestão para a Administração
Livro digital sobre logística
Inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas

Em Portugal as pessoas, e consequentemente as empresas, não são muito receptivas às mudanças e tal é normalmente o grande obstáculo à implementação de ações de Reengenharia.
Mas por outro lado as empresas que não se adaptarem aos novos métodos de comércio e satisfação de clientes, não poderão subsistir no mercado comum onde Portugal está incluído e a concorrência é intensa.

A Reengenharia e a Melhoria Continua são processos distintos e necessários a uma empresa, se bem que complementares.

Este foi somente um resumo do conteúdos desta apostilas grátis que esta disponível para que você veja mais informações, para isso é só fazer o download para o seu computador clicando na imagem abaixo.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: