Books Grátis - Cursos Gratuitos e livros Grátis


Curso css – Entendendo Style Sheets

Este curso introduz inovações na maneira de programar páginas para a Internet. Como pré-requisito é necessário saber programar na linguagem html.

Por Claudinei David dia em Programação

Curso css – Entendendo Style Sheets
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter



Consulte nosso Manual de HTML, se necessário ou baixe outra apostila no Books Grátis sobre html.
OBS: Para visualizar inovações de layout programadas em Cascading Style Sheet – também conhecido por CSS – é necessário um Internet Explorer versão 3.0 ou superior, ou Netscape Navigator a partir da versão 4.0. Se você ainda não possui um browser 4.0, pode atualizá-lo na nossa seção de download. Se você já possui um navegador compatível, visite a Microsoft CSS Gallery http://www.microsoft.com/truetype/css/content.htm para ver alguns bons exemplos de Style Sheets.

Introdução
Se você se interessa pela criação de home pages já deve ter ouvido falar em Cascading Style Sheets, ou CSS apenas. Trata-se de um padrão de formatação para páginas web que vai além das limitações impostas pelo html. Proposto pelo W3 Consortium http://www.w3.org – uma espécie de comitê que define os padrões de programação para a WWW – o CSS foi introduzido pela primeira vez pela Microsoft, no lançamento do Internet Explorer 3.0.


O Cascading Style Sheet permite uma versatilidade maior na programação do layout de páginas web sem aumentar o seu tamanho em Kb, pois oferece várias possibilidades que antes só eram conseguidas com a utilização de gifs e jpgs. Basicamente, o CSS permite ao designer um controle maior sobre os atributos tipográficos de uma home page, como tamanho e cor das fontes, espaçamento entre linhas e caracteres, margem do texto, entre outros. Introduziu também às páginas a utilização de layers, permitindo a sobreposição de texto sobre texto ou texto sobre figuras.


Para visualizar inovações de layout programadas em Cascading Style Sheet é necessário um Internet Explorer versão 3.0 ou superior. O Netscape incorporou o CSS em seu código a partir da versão 4.0. Se você ainda não possui um browser 4.0, pode atualizá-lo na nossa seção de download.

O que Style Sheets podem fazer
Utilizando uma boa combinação de tags do código de programação html, como B, I, H1 e FONT, podemos criar páginas interessantes sob o ponto de vista do design. Entretanto, as possibilidades que elas oferecem são bastante limitadas se comparadas às oferecidas pelo CSS.


Comandos de Style Sheets podem ser aplicados a toda e qualquer tag, modificando seus atributos. Até mesmo a tag P possui um /P opcional e permite que você defina os atributos de tudo o que fiar compreendido entre as duas.
Você pode, por exemplo, trocar os atributos de uma tag B, que tradicionalmente adiciona negrito a uma palavra:
Este e’ o negrito normal.


Agora vamos trocar os atributos da tag para mostrar o negrito em uma cor diferente:
Este é o resultado final em CSS. Não esqueça de que você só vai visualizar este exemplo se estiver utilizando um browser que suporte CSS.


O Style Sheets permite a você, por exemplo, configurar todos os comandos B em uma página ou em um site inteiro de uma só vez.

FAÇA O DOWNLOAD AQUI

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: